Fibrose após cirurgia
A fibrose pode ser considerada como um processo cicatricial após cirurgias, como por exemplo a lipoaspiração e abdominoplastia. Esse processo de restauração/cicatrização se inicia logo após o evento cirúrgico e é considerado uma resposta normal do corpo, onde as células lesionadas são substituídas por tecido cicatricial formado basicamente por fibras de colágeno mal arrumadas e células inflamatórias.
Para um melhor resultado algumas medidas devem ser tomadas, desde o primeiro dia de pós operatório até aproximadamente 90 dias de pós cirurgia.
1. O uso da cinta elástica desde o primeiro dia após a cirurgia, com muita atenção principalmente nos primeiros dias de pós operatório para manter uma pressão adequada da cinta (esta pressão não pode ser muito forte, impedindo a circulação e a respiração adequada, mas deve ser o suficiente para comprimir os tecidos mantendo eles proximos e diminuindo o acúmulo de líquidos).
2. A ingestão de água e alimentos rico em água, evitando alimentação rica em sódio, gorduras e açucares. Evitar bebidas alcoólicas e cigarro no pré operatório e no pós operatório também ajuda bastante.
3. Iniciar fisioterapia dermatofuncional precocemente previne e trata a fibrose já instalada. O profissional especializado tem protocolos específicos e técnicas com drenagem linfática manual e utilizando-se de ultrasom local e outras técnicas fisioterápicas.
4. Atividade física leve e alongamentos (após liberação médica) também ajuda na circulação e melhora da fibrose.
Lembrando que a junção de todas essas orientações e restrições são fundamentais para um pós operatório sem complicações.